quarta-feira, 2 de agosto de 2017

RAQUEL DE QUEIROZ - LAMPIÃO / A BEATA MARIA DO EGITO

 Terminei de ler esse livro da escritora cearense Raquel de Queiroz em forma de teatro.
    LAMPIÃO, é uma peça que foi escrita em 1953; me surpreendeu muito o teor feminista do personagem da Maria Bonita, que aqui nessa ficção era casada com um sapateiro molenga e tinha dois filhos. Ela se oferece a lampião através de uma carta que  manda entregar por um jovem mensageiro, que é um irmão adolescente do Lampião. O cangaceiro aceita o oferecimento e vai na sua casa busca-la. Então ela abandona o marido e os dois filhos e segue pro cangaço com o homem destemido como ela desejava e com muita garra.
A BEATA MARIA DO EGITO, é uma peça que foi escrita em 1958 e conta a historia de uma jovem mulher que junta um mote de homens para defender o Padre Cicero do Juazeiro do governo federal do Brasil. Outra personagem feminista e guerreira.
As duas peças foram publicadas em um só volume em 2005 pela José Olimpo Editora.
Achei esse exemplar no sebo de rua na General Artigas no bairro carioca do Leblon, RJ e me custou apenas 5 reais, "novinho em folha", como se diz em Recife.
Gostei muito e me impressiona a escritora Raquel de Queiroz ser tão pouco valorizada pelo povo brasileiro.


Um comentário:

Pedrita disse...

eu adoro os textos da raquel de queiroz. tb acho subestimada. beijos, pedrita