domingo, 23 de julho de 2017

VITA SEXUALIS --- OGAI MORI

Eu não conhecia nada desse escritor japonês. Mas logo o apanhei quando li o título passeando pela livraria da Travessa, no shopping Leblon! Folheei, li uns tópicos e o achei curioso. Comprei. Quando fui para Búzios no inicio desse mês de Julho o levei para ler durante a viagem, pois se trata de um livro pequeno, de poucas páginas e letras graúdas, fácil de ler.
Preciso situar o escritor Ogai Mori. Ele nasceu em 17 de fevereiro de 1862, formado em medicina, com 19 anos pela Escola de Medicina de Tóquio foi enviado pelo exercito imperial japonês para se aprimorar em cirurgia na Alemanha, quando se apaixonou pela literatura ocidental. Começou escrevendo pequenos contos e criticas em jornais  literários. Faleceu em Tóquio em 22 de julho de 1922.


O personagem principal é um professor de filosofia, adorado pelos alunos por não ter métodos tradicionais para ensinar a filosofar....

Foi exatamente esse paragrafo foi quem me pegou para ler o livro VITA SEXUALIS:
 "Kanai voltou para casa com o livro emprestado e, dispondo por coincidência de algum tempo livre, começou a lê-lo na mesma noite. À medida que foi lendo,chegou a um trecho que discursava sobre estética, o qual o espantou sobremaneira. Estava escrito ali o seguinte: toda arte é LIEBSWERBUNG. É uma tentativa de persuasão. É demonstrar ao publico um desejo sexual, defende o livro. Sob esse ponto de vista, tal como se o sangue da menstruação pudesse se atrapalhar e sair pelo nariz, teríamos que o desejo sexual poderia se transformar em telas, em esculturas, em musica, em romances e em roteiros.. Ao mesmo tempo que se espantou, Kanai pensou: esse sujeito é estrambótico, no entanto, por que não haveria ele expandido um pouco mais sua teoria e afirmado que tudo o que ocorre na vida não é senão uma demonstração de nosso desejo sexual? Se fosse capaz de fazer uma teoria como essa, poderia pela mesma linha de raciocínio propor que tudo é demonstração desse desejo. Não há nada mais fácil  que explicar religião como se fosse um desejo sexual. É comum alguém dizer que está casado com Cristo. Entre as freiras louvadas como santas, muitas são as que,na pratica, estavam apenas demonstrando seu desejo sexual na direção da perverse." E, entre aqueles que se tornaram mártires, há tanto sadists  quanto masochists . Colocando-se as lentes da lascívia, veremos que a força- motriz por trás de toda a ação humana reside tão somente no desejo sexual."  p.14 e p.15.

EDITORA ESTAÇÃO LIBERDADE LTDA. SP, 2014
Tradução de FERNANDO GARCIA
IMAGEM DA CAPA :pintura de KITAGAWA UTAMARO (1753?-1806

2 comentários:

Pedrita disse...

gosto dessa editora. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

E gostei desse escritor!