segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

QUANDO NIETZSCHE CHOROU - IRVIN D.YALOM




                                                           Faz muito tempo que esse autor estava na minha lista dos autores a ser lido por mim; mas eu estava sempre adiando e colocando outros em sua frente. Até um dia eu vi A CURA DE SCHOPENHAUER, num sebo de rua no bairro do Leblon, RJ e não resisti, comprei e li avidamente. E como sou do tipo que quando gosta de um autor vai comendo todos os livros dele, assim que terminei de ler o livro citado, já tinha QUANDO NIETZSCHE CHOROU, ali ao meu alcance!
É delicioso como o Yalom tece uma historia ficcional entre dois grandes personagens do final do seculo XIX que nunca se encontraram,  Josef Breuer, que foi um médico e fisiologista austríaco, cujas obras lançaram as bases da psicanalise e o filósofo Friedrich Nietzsche. Ele insere nessa trama a russa Lou  Salome, ( uma pensadora livre que teve várias ligações com poetas, escritores, filósofos e cientistas; Reiner Maria Rilke, Nietzsche, Paul Ree , Sigmund Freund entre outros) e a Bertha Pappenheim, uma paciente real do Dr. Breuer que sofria de depressão e hipocondria. 
Além dessas duas mulheres ele também coloca o Freund, que foi um protegido do Dr. Breuer e que herdou a Bertha como paciente, depois que Mathilde a mulher do médico implicou com a relação entre seu marido, o dr. Breuer e essa paciente. Salome pede ao dr. Breuer que trate o Nietzsche que está muito doente, este com a ajuda de Freund bola um esquema pro Nietzsche falar de si e assim eles conseguirem trata-lo, porém o jogo vira e quem acaba paciente do Nietzsche é o dr, Breuer! Genial como Yalom constrói tudo isso....
Meu próximo livro dele será aquele que tem o SPINOZA como personagem principal!

Agir/EDIOURO, SP
Tradução : Ivo Korytowski
Capa: SCINTILLA LIMA, sobre projeto original de Miriam Lerner

3 comentários:

Pedrita disse...

há muitos anos li um livro do nietzsche. estranhamente não achei em minhas anotações. eu já tinha tido contato com o niilismo de nietzsche em a montanha mágica do thomas mann onde 3 homens debates fé, religião e niilismo. o do nietzsche li emprestado, não sei se de uma biblioteca, mas na minha memória fico achando que foi em um clube de livro, vc pagava um mês e podia pegar quantos livros quisesse. mas depois vi que não era muito vantajoso. lia mais de bibliotecas mesmo. beijos, pedrita

DIARIOS IONAH disse...

Aqui nesse livro, o Yalom conta uma ficção em que Nietzsche é o principal personagem. Ele, como pessoas e apaixonado pela intelectual russa Lou Salomé.Não é primordial a filosofia niilista, e sim a relação humana que ele tinha muita dificuldade de ter com pessoas comuns.Gostei bastante.Assim como o do Schopenhauer. O proximo que vou ler será a aventura com o filosofo judeu Baruch Spinosa.

Carlos Faria disse...

De Yalom li precisamente o livro sobre Espinosa, um livro que me fez sentir a solidão que o autor faz cair sobre o filósofo de tal modo que me senti deprimido, mas era uma excelente obra de divulgação daquele filho de judeus portugueses e da incoerência do nazismo.